quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Por uns dólares a mais

 


E logo após assistir a "Por um punhado de dólares", vimos também sua sequência: "Por uns dólares a mais".
Começo aqui deixando uma pergunta: Você sabe por que os moradores do velho oeste usavam chapéu? A resposta vai no final da crítica.

Enquanto isso, começo dizendo que que gostei mais desse do que o primeiro filme. Não que o outro não seja excelente... longe disso.
Aqui, a história mostra dois caçadores de recompensas atrás de um mesmo bandidão e sua gangue... e essa gangue tem muita gente malvada mesmo. Eles riem das maldades que fazem... gargalham na verdade. E se você quiser saber o quão mal um bandido pode ser, que termómetro melhor do que esse?

E outro detalhe... se hoje é possível traçar todo um mapa hidrográfico na cara de Eastwood isso começou nesses westerns. Em absolutamente todas as cenas ele está franzindo a testa e com aquele olhar meio aberto e meio fechado que os "badasses" do velho oeste precisam ter para serem respeitados. Rugas, meu povo, era necessário ter muitas rugas naquele tempo!

Claro que esse filme merece mais cinco cigarros mastigados pelo Eastwood... esse cara é muito "modafoca"!

Ah, e eles usavam aqueles chapelões para poderem fumar na chuva! É por isso.




Créditos iniciais

"Aonde a vida não tem valor, a morte, às vezes tem seu preço. Por este motivo surgiram os caçadores de recompensa."
 
Um dos maiores clichês quando se fala em velho oeste é a tradicional parada do piano quando um desconhecido adentra o Saloon. Ahhhhh isso é demais.

É impressionante como no velho oeste se arrumava briga por nada, apenas por diversão. (é que não havia muito o que fazer por lá, não é mesmo? Então vamos nos divertir e dar uns tiros).

Primeiro e grande questionamento do filme. Por que existe curva no deserto?

Uma pause e... Por que os russos são tão maus? (não há russos no filme mas valeu a pausa para discutirmos essa questão antropológica.

Mais uma pausa e ... Ainda tem salgadinho aí?

E por que não pausa. "Meus vizinhos cantam o dia inteiro!" Esse é nosso amigo Mac. Ele precisava externar sua indignação.

Mas seguir com o filme? O que me mais gostei nesse filme foi o duelo de tiro no chapéu. Principalmente o efeito sonoro quando o ultimo cai. (começa aos 54 minutos de filme).

Bang, bang, bang, pra ocês.

Me desculpe mas vou na contra-mão de todo mundo, eu gosto mais do primeiro.








2 comentários: